sábado, 28 de abril de 2012

“Ainda não chegou a minha vez”, diz Barrichello, 13º

Rubens Barrichello ficou a 0s0243 de passar pela primeira para a segunda fase da classificação da Indy, neste sábado, em São Paulo. Como ele foi o sétimo mais rápido do primeiro grupo da sessão (apenas os seis primeiros passam) ele irá largar na 13ª colocação do grid da etapa do Anhembi.
Esta é a terceira vez em quatro corridas que o brasileiro fica apenas a uma posição de passar para a segunda parte da tomada de tempos, em que são definidas as 12 primeiras posições (as outras foram em São Petersburgo e Barber).
Segundo o piloto, uma de suas dificuldades tem sido a adaptação aos pneus macios durante a tomada de tempos, já que o acerto do carro é feito com os duros durante os treinos livres.
“Faltou bem pouquinho. O fato é que quando você tem esse pouquinho para trás ou para frente faz uma diferença muito grande. Se eu tivesse mais passado [para a segunda fase] eu colocaria outro jogo de pneus agora e aproveitaria muito mais. O problema é que temos só alguns pneus vermelhos [macios] e eles são utilizados pela primeira vez na classificação. Já é a minha quarta experiência com isso e eu achava que desta vez estava tudo bem. Mas ainda não chegou a minha vez. Tenho que continuar batalhando. Faltou muito pouco.”
“Eu tentei tirar o máximo. Tivemos uma experiência boa com os pneus pretos [duros], mas o vermelho, de novo... Vou viver isso o ano todo. Coloca o vermelho, sem experiência, saio para a pista e tem situações que mudam. O acerto do carro mudou. O carro estava saindo um pouco de frente, a pancadinha no muro foi por causa disso.”
Barrichello explicou que vai trabalhar no acerto de seu carro para a corrida apenas no warmup deste domingo e que apesar de todos estes problemas que está passando neste seu período de adaptação à Indy, acredita que seu desempenho começará a melhorar em breve.
“A Indy tem uma teoria bem diferente. Você anda com tanque cheio só no warmup. Até agora nós trabalhamos só para a tomada de tempos. Esse sofrimento vai melhorar, mas vai acontecer durante o ano inteiro. A regra permite alguns jogos de pneus vermelhos, que se você utilizar no treino da manhã, vai jogar fora, pois é um jogo que você vai precisar mais tarde. Tem que cada vez mais adquirir mais experiência e isso só vai acontecer indo para a pista.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário